sábado, 12 de maio de 2012

NR 7 - PCMSO - Detecção de Riscos Ocupacionais Específicos


O médico do trabalho deve reconhecer os riscos ocupacionais existentes no estabelecimento.

Com que finalidade?
- Para estabelecer um conjunto de exames clínicos e complementares por grupo de trabalhadores (grupos homogêneos de exposição), visando à prevenção ou detecção precoce dos agravos à saúde dos trabalhadores.

Basta ao médico do trabalho estabelecer o conjunto de exames por grupo de obreiros?
- Deve estabelecer critérios na interpretação dos resultados dos exames;
- Deve estabelecer critérios a seguir no caso de alterações desses exames.

Quanto às diretrizes mínimas que possam balizar as ações desenvolvidas no PCMSO, que itens da NR 7 precisam ser respeitados?
- 7.2 Das Diretrizes
7.2.1 O PCMSO é parte integrante do conjunto mais amplo de iniciativas da empresa no campo da saúde dos trabalhadores, devendo estar articulado com o disposto nas demais NR.
7.2.2 O PCMSO deverá considerar as questões incidentes sobre o indivíduo e a coletividade de trabalhadores, privilegiando o instrumental clínico-epidemiológico na abordagem da relação entre sua saúde e o trabalho.
7.2.3 O PCMSO deverá ter caráter de prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce dos agravos à saúde relacionados ao trabalho, inclusive de natureza subclínica, além da constatação da existência de casos de doenças profissionais ou danos irreversíveis à saúde dos trabalhadores.
7.2.4 O PCMSO deverá ser planejado e implantado com base nos riscos à saúde dos trabalhadores, especialmente os identificados nas avaliações previstas nas demais NR.

De que forma o médico do trabalho deve buscar o reconhecimento dos riscos ambientais?
- Através de um estudo in loco para reconhecimento prévio dos riscos ocupacionais existentes. O reconhecimento de riscos deve ser feito através de visitas aos locais de trabalho para análise do(s) procedimento(s) produtivo(s), postos de trabalho informações sobre ocorrências de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, atas de CIPA, mapas de risco, estudos bibliográficos, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário